BH
CONTORNOS


AOS QUE CRUZAM FRONTEIRAS DIARIAMENTE


QUAL É O VERDADEIRO CONTORNO DE BELO HORIZONTE?
A cidade de Belo Horizonte foi planejada para tornar-se a capital do estado de Minas Gerais, e a Avenida do Contorno (antiga Avenida 17 de Dezembro) foi construída para demarcar esse novo perímetro urbano. Com o intenso desenvolvimento do século XX, a cidade expandiu seus limites, de forma que, hoje, a Avenida do Contorno nada mais é que um pequeno recorte da região central de Belo Horizonte.
O projeto BH Contornos: Entre a beira, a borda e o limite lançou-se para além dos 11,86 km da importante Avenida do Contorno e deu origem a uma caminhada efetuada nos dias 11, 12 e 13 de outubro de 2021.
Com o desejo de conhecer o atual contorno de Belo Horizonte, o professor e artista caminhante Eraldo Leandro, juntamente de seu amigo caminhante Rodrigo Soares, percorreu, do extremo norte ao extremo sul, pelo lado Oeste, a fronteira da capital com os municípios da região metropolitana. Todo o trajeto foi realizado a pé, desde a Avenida Coletora Um até as margens da Serra do Rola Moça, totalizando 59 km.
Neste site, as reverberações estéticas e poéticas de cada dia da caminhada estão organizadas nas seguintes seções:
-
Corpo Fronteira: Vídeos com fotografias tiradas por uma GoPro com intervalo de dez segundos entre cada registro.
-
Rastros: Imagens dos locais onde foram fixados o adesivo “Aqui é o Contorno de Belo Horizonte’’.
-
Paisagem: Textos que convidaram o Eraldo para escrita de proposição/relato e que foram lidos por belo-horizontinos.
-
Objeto Esquina/Dobra: Vídeos do manuseio de um caderno preenchido por imagens da caminhada. Através das mãos que dobram o encarte formado por uma folha com recortes, uma variação da mesma cidade se apresenta.
Bom caminho!


ENTRE A BEIRA, A BORDA E O LIMITE